Tabagismo
Tabagismo
Assim como qualquer doença crônica, o tabagismo possui tratamento eficaz e deve ser incentivado por todos os profissionais da saúde. Porém, parar de fumar não é algo tão fácil e devemos sempre lançar mão de todas as técnicas possíveis já nas primeiras tentativas.
Muitas pessoas acreditam que apenas terapias medicamentosas, como uso da bupropiona e adesivos de nicotina, são suficientes. Porém o tratamento envolve o entendimento da pessoa e como a medicação pode ser usada, bem como mudanças comportamentais orientadas.
Oferecemos um tratamento individualizado e adaptado para cada necessidade. Por isso buscamos entender as necessidades do paciente e em conjunto se buscam táticas e técnicas para iniciar o processo de parada com o cigarro com terapias comportamentais e medicamentosas.
Um conceito que precisa ser trabalhado e entendido pelo paciente é sobre Dependência física (necessidade de nicotina) e Dependência Psicológica (hábitos e costumes), e a partir daí conseguimos guiar todo o tratamento.
Para abordar a dependência psicológica, usamos a técnica de Intervenção Breve Motivacional, que auxilia na tomada de decisão e busca estratégias para enfrentamento das dificuldades.
Para tratar dependência física, podemos fazer uso de medicações de reposição de nicotina e/ou medicamentos controlados que ajudam na estabilização da ansiedade e no controle da vontade de fumar.
No nosso tratamento realizamos consultas individuais e um acompanhamento de pelo menos 6 meses com uso de estratégias eficazes no processo de parada com o cigarro.
Além do tratamento, propriamente dito, fazemos o rastreio para câncer de pulmão e prevenção de doenças pulmonares graves.