top of page

Tuberculose

Tuberculose

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis. O Brasil está entre os 30 países com alta incidência para TB e é considerado um dos prioritários pela Organização Mundial da Saúde para o controle da doença no mundo. Nos últimos anos, foram diagnosticados 71 mil novos casos da doença em nosso país. A espécie que mais causa doença na população é a M. tuberculosis que é transmitida pelas vias aéreas (tosse, espirro) a partir de uma pessoa com TB pulmonar ou laríngea. O bacilo é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão de partículas infectantes. Com isso, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.

Existem ainda formas extrapulmonares da doença, com acometimento de gânglios linfáticos, pleura, meninges, sistema osteoarticular e outros. Nestes casos, os doentes acometidos não apresentam riscos de contaminação.

Os sintomas mais comuns da TB incluem:

● tosse persistente seca ou produtiva
● febre vespertina
● sudorese noturna
● falta de apetite e
● perda de peso

O diagnóstico é realizado através da pesquisa da bactéria no escarro, também chamada de bacilo álcool-ácido-resistente (BAAR). O escarro deve ser coletado em pelo menos duas amostras ou também esta pesquisa pode ser realizada em lavado broncoalveolar através do exame de broncoscopia. Além da baciloscopia, é possível a realização do Teste Rápido Molecular para Tuberculose, que fornece o resultado em aproximadamente duas horas em ambiente laboratorial, além de identificar bacilos resistentes ao tratamento. Além dos exames laboratoriais, exames de imagem como Raio-X e Tomografia Computadorizada do tórax fazem parte do arsenal disponível para auxílio diagnóstico da TB pulmonar.

A TB é uma doença curável em praticamente todos os casos e depende da aderência ao tratamento e à sensibilidade do bacilo aos medicamentos do esquema terapêutico. Por isso, o paciente deve ser instruído que o tratamento é longo, com duração de pelo menos 6 meses para os casos pulmonares e extrapulmonares, com exceção de acometimento osteoarticular e meníngeo onde a duração da terapia é prolongada para 12 meses.

Durante o tratamento pode haver reações adversas e interações medicamentosas que devem ser continuamente monitoradas. A medicação é fornecida pelo SUS através da rede básica com monitorização dos casos pelo Ministério da Saúde. Durante o tratamento da TB pulmonar é realizado o controle bacteriológico, com coleta de escarro mensal até a negativação do exame, a qual se espera já na segunda semana de tratamento, quando se considera que o paciente já não apresenta risco para infectividade. A tuberculose é uma doença muito comum no Brasil e manter as estratégias de acesso à saúde e informação são fundamentais para o controle da doença em nosso país.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page