top of page

Nódulo Pulmonar

Nódulo Pulmonar

Nódulo Pulmonar

O nódulo pulmonar é definido como uma opacidade pulmonar de diâmetro menor que 3 cm. Quando maior que 3 cm, é chamado de massa.

Frequentemente é um achado radiológico quando o paciente faz um exame de Raio-X ou Tomografia computadorizada de tórax. Nódulos pulmonares geralmente não causam sintomas, como dor, tosse ou falta de ar.

Ele pode ter dezenas de causas, sendo as mais comuns infecções pulmonares ou cicatrizes. Cerca de 50-60% dos nódulos solitários são granulomas, sendo que em pacientes com menos de 35 anos pode chegar a 90%. A doença granulomatosa em nosso meio que mais causa esse tipo de lesão é a tuberculose, seguida de histoplasmose e paracoccidiodomicose. Essas lesões granulomotosas são consideradas benignas.

Ao mesmo tempo esses nódulos podem representar uma lesão maligna, câncer de pulmão, em sua fase inicial. Ao se deparar com um nódulo pulmonar, é importante avaliar a história do paciente e se há fatores de risco para suspeitar de doenças malignas.

O achado de um nódulo pulmonar em pacientes fumantes, com câncer na família ou naqueles que têm ou tiveram neoplasia em outras partes do corpo constitui achado de maior significância e necessita de acompanhamento especializado.

A investigação é realizada com exames específicos, como tomografia de tórax, PET SCAN e biópsias.

De uma forma generalista se a suspeita para câncer for baixa, essa lesão pode ser observada e acompanhada, repetindo-se a tomografia em intervalos de 3 a 6 meses. Se a suspeita for alta para câncer de pulmão ou lesão metastática, deverá se investigada com biópsia.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page