top of page

Câncer de Pulmão

Câncer de Pulmão

Câncer de Pulmão

câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e também o tipo de câncer que apresenta a maior taxa de mortalidade.

O principal fator de risco está associado ao consumo de derivados de tabaco, independente da quantidade. Histórico familiar de câncer de pulmão ou de câncer prévio também aumentam o risco, bem como exposição a agentes químicos inalados geralmente por profissionais que trabalham em minas de carvão e fábricas que utilizam amianto e asbesto na sua matéria prima.

Os sintomas mais comuns da doença são a tosse e o sangramento pelas vias respiratórias(hemoptise). Pneumonia de repetição também pode ser uma manifestação inicial dessa doença. Em indivíduos fumantes, geralmente há modificação no padrão da tosse, como por exemplo, mudança na intensidade ou na frequência desse sintoma.

O câncer de pulmão é considerado como uma doença insidiosa, por não apresentar sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito nos casos de doença avançada, o que dificulta o tratamento.

Hoje em dia, técnicas de rastreamento de câncer de pulmão têm sido utilizadas para detectar precocemente esses tumores e possibilitar um tratamento que busque a cura e/ou controle da doença. Este rastreamento é realizado com exames tomográficos principalmente em pacientes com as seguintes características:
• Idade entre 50 e 80 anos
• História de tabagismo com carga tabágica de 20 maços ou mais por ano
• Que atualmente fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos.


 


Se você tem duvidas, é tabagista ou apresenta alguma suspeita para câncer de pulmão, clique aqui que poderemos lhe ajudar!

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page